Este Bolg surgiu no âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e TIC. Tem como principal objetivo apresentar as nossas produções, quer em TIC quer em Língua Portuguesa. Escolhemos como tema principal do nosso blog as histórias pois é um instrumento que está sempre a ser utilizado nas salas de aula.



domingo, 23 de outubro de 2011

Recensão sobre o texto"Como olhar criticamente o software educativo multimédia" Do caderno SACAUCEF da DGIDC

Recensões Criticas

A maior parte do software educativo multimédia(S.E.M),são apelativos relativamente à sua aprendizagem. Igualmente importantes são a estrutura e o controlo que é dado a quem os utiliza para “explorar” o documento.
A melhor forma do controlo de quem o utiliza, depende de conhecimentos anteriores sobre o assunto, do à vontade com o sistema e dos objetivos da aprendizagem.
Se os conhecimentos forem muito limitados, devem ser facilitados os percursos.
Quando se trata dum software educativo, todas as etapas terão de ser realizadas. De contrário, o utilizador não poderá avançar para etapas seguintes. A ideia é assimilar conhecimentos sobre um determinado assunto. Existe ainda uma outra situação que consiste na seleção da resposta adequada feita pelo utilizador, sendo-lhe dado um parecer positivo e se acontecer o contrário, o utilizador será “penalizado” com um parecer negativo.

http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1186584666_Cadernos_SACAUSEF_70_83.pdf

Recensão sobre o texto "Avaliação de software educativo" Do caderno SACAUCEF da DGIDC

Recensões críticas

A tecnologia é um recurso muito importante no dia a dia de cada um de nós e evolui de uma forma extremamente rápida trazendo benefícios para todos.
A escola tem conseguido, ainda que por vezes dificilmente, acompanhar essas evoluções.
Cabe à escola a preparação dos alunos para a utilização do computador como sendo uma “ferramenta” essencial na construção do conhecimento dos alunos.
A autonomia dos alunos em relação ao uso dos computadores, poderá fazer com que as aulas se tornem diferentes e talvez menos monótonas, substituindo os livros por sites com atividades fomentando uma aprendizagem mais entusiasmante, nunca descurando o papel do professor. E porque sabemos que as tecnologias fazem cada vez mais parte do nosso quotidiano, cabem aos professores a tarefa de estarem atentos, procurando aprofundar os seus conhecimentos nesta área e fazer dela o uso adequado.

História do dia

Link onde estão disponiveis histórias diariamente.

"O Tambor é que manda" de António Torrado e Cristina Malaquias

http://kids.sapo.pt/descobrir/historias/historia_do_dia/artigo/o_tambor_e_que_manda

Jogo interativo

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/era-uma-vez-um-rei.html


Foi no site do Centro Virtual Camões que encontramos aquele que consideramos ser um bom exemplo de jogo interactivo/educativo. Sendo o nosso blog de histórias interactivas pensamos que esta colecção sobre as histórias dos reis de Portugal adaptadas ao público infantil como se fossem contos, acompanhados de belas ilustrações, áudio, e canções, ajuda o aluno a trabalhar de forma autónoma. No final de uma das histórias “Era uma vez um rei: D. Afonso Henriques” os alunos podem inclusive responder a questões relacionadas com o livro. Esta interacção permite quer a alunos como a professores fazerem não só uma revisão de conhecimentos como testá-los. Um outro jogo que achámos interessante foi o jogo da glória, onde os alunos podem ter contacto com um jogo de tabuleiro virtual que permite até 3 jogadores responderem a diferentes perguntas/desafios de diferentes níveis. Pensamos que este é um bom jogo porque permite escolher a faixa etária e quando os alunos erram dá-lhes as respostas corretas.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que é um blog?

Definição de Blog

 
 Um blog é uma página web com diferentes fins .É um modo daqueles que o escrevem de se expressarem, de publicarem o que realmente querem que seja publicado. Poderá ser usado como um diário pessoal online.
Poderá ser ou não atualizado regularmente com opiniões, emoções, acontecimentos.
Existem variados tipos de blogs; há quem lhes chame de “Diário virtual”.Será mais do que isso,se o autor assim o entender.
A criação dum blog foi feita com o intuito do contacto com os outros, partilhando opiniões, discutir assuntos que a todos preocupam e despertam a atenção.
A partir dum blog, quaisquer “discussões” que possam existir, poderão interessar a um maior grupo de pessoas e quanto a isso, o blog facilita essa aproximação de ideias.